Pesquise Aquí

Pesquisa personalizada

domingo, 25 de setembro de 2011

A Importância da amamentação para o desenvolvimento da fala.


Ultimamente, tem se observado campanhas enfatizando a importância do aleitamento natural, por ser o leite materno considerado o melhor alimento do ponto de vista nutricional, dando ao bebê proteção imunológica contra doenças infecciosas e alérgicas. A maior importância, ainda, é o prazer que o ato de sugar traz ao bebê, proporcionando segurança, consolo e calor, contribuindo para o seu desenvolvimento emocional e afetivo.
Além desses aspectos, a amamentação, mastigação e respiração provocarão estímulos para o crescimento da face.
No recém nascido, a mandíbula está retraída em relação à maxila e a língua encontra-se alargada. Os movimentos durante a sucção do seio provocarão impulsos de crescimento ósseo mandibular. Este crescimento irá favorecer um correto posicionamento das gengivas para a erupção dos dentes. É este processo gradativo que vai proporcionar o vedamento labial e uma postura adequada da língua.
Toda essa dinâmica representa estímulos funcionais para um desenvolvimento harmonioso da musculatura facial (responsável pela fala).
A alimentação através da mamadeira não propicia toda essa dinâmica.
Tudo ocorre de maneira diferente porque todo aquele ciclo coordenado de movimentos que acontece na amamentação natural é realizado de maneira muito mais simples. Não há necessidade de um esforço com movimentos coordenados de lábios, língua, bochechas e mandíbula para obtenção do alimento.
A criança que não mama no peito não terá suas necessidades de sucção satisfeitas, levando muitas vezes aos hábitos viciosos como sugar dedo(s) ou chupeta.
Hábitos esses que, se prolongarem por muito tempo, trazem danos na área fono articulatória. A língua fica posicionada entre os dentes, deformando a arcada dentária, alterando a produção dos fonemas, /S/,/Z/,/T/,/D/,/N/ e /L/ (que poderão ser emitidos com a língua para frente).
Portanto, a exercitação da sucção natural é um processo que influenciará positivamente na aquisição dos sons da fala.


Fonte: Kiyota, 2006.

0 comentários:

Ache Aquí

Pesquisa personalizada
 

PARTO CESÁRIO OU (CESARIANA) Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez