Pesquise Aquí

Pesquisa personalizada

sábado, 16 de outubro de 2021

Definições de Parto Cesário ou Cesariana.

A operação cesariana (também denominada cesárea) é uma técnica cirúrgica utilizada para retirar um feto de dentro do útero quando, durante a evolução do parto, ocorrem distócias[1].

Resumo:
  Para a realização da operação, é feita uma incisão transversal ou longitudinal (solução mais rara) sobre a pele da gestante, acima da linha dos pelos púbicos. São sucessivamente abertos o tecido subcutâneo e a aponeurose dos músculos reto abdominais, separados os músculos na linha média e abertos o peritônio parietal, o peritônio visceral e a parede uterina. O próximo tempo é a extração do feto, seguida da retirada da placenta e revisão da cavidade uterina. São então suturados os planos anteriormente incisados. Dentre os motivos de indicação para realização da cirurgia cesárea no lugar do parto vaginal estão situações de sofrimento fetal agudo[2], placenta prévia[3], lesão por herpes ativa no momento do trabalho de parto, prolapso de cordão[4], feto em posição anômala e falha de indução quando há indicação de interrupção de gravidez. 
 
  Procedimentos:
 
Preparação para uma cesariana.

Planeje com cuidado a recuperação depois da operação, especialmente se for usar anestesia geral. Permita-se um tempo de descanso e tente achar outras pessoas para ajudá-la com seus afazeres diários. Siga as instruções dadas por seu médico. Se optar por anestesia geral, coma uma refeição leve, como sopa ou salada, na noite anterior à cirurgia. Não coma ou beba qualquer coisa depois de meia-noite e na manhã antes do procedimento. Também não beba café, chá, ou água. Se entrar em trabalho de parto, chame o médico.
 
  Durante o procedimento.

É aplicada uma anestesia que pode ser local ou geral. A anestesia local paralisa parte do corpo e previne a sensação de dor enquanto permanecer acordada. A anestesia geral relaxa os músculos, causa sonolência e também impede que sinta dor. O médico faz um corte debaixo do umbigo e na parte mais baixa do útero para remover o bebê, a placenta e o saco gestacional. O médico então sutura o útero e o abdômen.
  
  Depois do procedimento.

Deve ser necessária a permanência no hospital de 2 a 4 dias, dependendo de sua condição. Evite levantar peso durante 6 semanas e depois deste tempo comece um programa de exercício para recuperar o tônus do músculo abdominal. Peça mais recomendações ao seu médico e pergunte a respeito da próxima avaliação clínica. 
 
  Benefícios deste procedimento.

Cesarianas podem salvar vidas de recém-nascidos e suas mães e prevenir as complicações potenciais de um parto vaginal demorado. Cesarianas podem ser mais seguras para você ou para o bebê quando: - O trabalho de parto é anormal ou ineficaz. - O bebê está em uma posição anormal. - O bebê está tendo padrões de batimentos cardíacos anormais. - Existe cicatriz vertical em seu útero proveniente de uma cirurgia prévia. Além disso, algumas vezes a dor do trabalho de parto pode ser evitada e é possível programar a data do parto. 
 
  Quais são os riscos associados a este procedimento? 

 - Existem alguns riscos quando você usa anestesia geral. Discuta estes riscos com seu médico. - Um anestésico local pode não agir o suficiente e pode sentir um pouco de desconforto. Também, em casos raros, pode ter uma reação alérgica ao medicamento usado na anestesia. Na maioria dos casos, a anestesia local é considerada mais segura que a anestesia geral. - Um vaso sangüíneo pode se romper ou ser cortado e haver sangramento interno. - Um coágulo sangüíneo pode romper dentro da circulação sangüínea, e danificar os pulmões. - O corte realizado na cesariana pode enfraquecer as partes cortadas. - Para qualquer nascimento futuro pode ser necessária outra cesariana, dependendo de como o corte na primeira cesariana tenha sido feito. - Pode desenvolver-se uma infecção ou sangramento. Pergunte ao médico como estes riscos se aplicam a você. 
  
  Quando procurar ajuda médica.

Se acabou de ser submetido a uma cesariana, chame o médico imediatamente se: - Desenvolver-se febre. - Ficar tonta ou desmaiar. - Tiver náuseas ou vômitos. - Tiver falta de ar. - Tiver perguntas sobre o procedimento ou seus resultados. 
 
  Significado das Palavras:

[1] Distócias - São dificuldades encontradas na evolução de um trabalho de parto, tornando uma função difícil, impossivel ou perigosa para a mãe e para o feto. 

[2] Sofrimento fetal agudo - É o quadro de asfixia grave que ocorre, geralmente, durante o trabalho de parto e que se caracteriza por redução brusca e intensa das trocas materno-fetais.

[3] Placenta Prévia - Incide em 0,5 a 1,0% das gestações sendo que ocorre com maior freqüência nas multíparas (1:4) e em gestante com idade mais avançada. Outros fatores predisponentes são: história de abortamento, cesarianas, gravidez gemelar e malformações fetais.

[4] Prolápso de Cordão - Um cordão umbilical prolapsado é uma complicação rara, que ocorre em cerca de 1 entre cada 1000 partos, na qual o cordão umbilical precede o bebé na sua passagem pelo canal de parto. Quando o bebé sai pelo estreito canal de parto, produz-se uma compressão do cordão prolapsado e o bebé deixa de receber sangue. Esta complicação pode ser evidente ou passar despercebida (oculta). 

 Fonte: Wikipédia Manual Merck - Biblioteca Médica On Line

                                     https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_71407914


0 comments:

Ache Aquí

Pesquisa personalizada
 

PARTO CESÁRIO OU (CESARIANA) Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez