O que é o Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade?
É um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação ou Hiperatividade e a impulsividade. Este transtorno tem um grande impacto na vida da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive (amigos, pais e professores). Pode levar a dificuldades emocionais, do relacionamento familiar e social, bem como a um baixo desempenho escolar. Muitas vezes, é acompanhado de outros problemas de saúde mental.
Existem várias causas possíveis para a ocorrência do TDAH, herança genética, influências do ambiente escolar, social e familiar, bem como alterações químicas no cérebro.
Os pais podem ajudar. A família não deve se culpar pelo problema nem comparar o filho com amigos ou irmãos mais comportados. Fixar uma rotina de horários também é importante.
As manifestações dos TDAH dividem-se em três grupos de crianças:
As desatentas, que parecem "viver no mundo da lua". A criança deixa frequentemente de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares. Tem dificuldades em seguir regras e instruções e não termina deveres escolares e tarefas domésticas. É desorganizado com as tarefas e materiais. Reluta com frequência envolver-se em tarefas que exijam esforço mental.
Perde coisas necessárias para atividades (brinquedos, material escolar, objetos pessoais e etc...). Distrai-se facilmente com coisas que não tem nada a ver que está fazendo e esquece compromissos e tarefas.
As impulsivas, crianças ditas "levadas da breca". A criança costuma dar respostas antes das perguntas terem sido completadas.
Apresenta dificuldade em aguardar sua vez. Interrompe ou intromete-se em conversas ou jogos dos outros.
As hiperativas, bastante agitadas. A criança costuma agitar mãos e pés quando sentado ou remexer-se nas cadeiras. Costuma abandonar seus assentos, principalmente em sala de aula. Pula e corre excessivamente em situações inadequadas ou tem uma sensação de inquietude (" bicho carpinteiro por dentro"). Apresenta dificuldade em brincar ou se envolver silenciosamente em situações de lazer. Fala demais e apresenta agitação continua(" a mil por hora").
Para que seja diagnosticado o problema, os sintomas devem aparecer antes dos sete anos de idade e per- manecer por pelo menos seis meses, repetindo-se em vários ambientes.
Caso perceba alguma destas características em seus filhos procure ajuda de um profissional para que seja efetivado a diagnostico, podendo assim tratar da doença através de psicoterapia e ou medicamentos.
Fonte: Livro - Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade.
Por: Luis Augusto P. Rohdes e Edyleine B.P. Benczik
0 comments:
Postar um comentário