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terça-feira, 19 de outubro de 2021

Desordem do Processamento Auditivo Central.

 


O Processamento Auditivo Central (PAC) é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o individuo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.

Chamamos de Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC)a dificuldade em lidar com as informações que chegam por meio da audição, o que é diferente de uma surdez. A criança pode ter uma audição normal e ter dificuldade para compreender bem o que é falado.

Características da DPAC

* atenção reduzida;

* não acompanham uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo;

* não compreendem facilmente piadas ou duplo sentido;

* não atendem prontamente quando chamadas ou precisam ser chamadas várias vezes;

* tem dificuldade para falar determinados fonemas ou para discriminar sons da fala;

* se atrapalham ao contar uma história ou dar um recado;

* não relacionam a informação auditiva com a visual;

* histórias de infecções no ouvido, perda auditiva nos primeiros anos de vida;

* dificuldades escolares;

* dificuldades para aprender a ler e a escrever;

* escrevem em " espelho" ou trocam as letras;

* letra "feia";

* não sabem qual é a direita e qual é a esquerda;

* não entendem corretamente o que leem;

* problemas de memória, geralmente memória em sequência;

* muito agitadas ou muito quietas;

* dificuldades de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.

Como saber se a criança tem DPAC?

A DPAC só pode ser detectada por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central. O exame é totalmente indolor e depende da colaboração do paciente. É realizado dentro da cabina acústica com fones de ouvido.

O que Fazer?

As habilidades auditivas que estão alteradas devem ser trabalhadas com um fonoaudiólogo, durante as sessões terapêuticas.

Como Pais e Professores Podem Ajudar?

* antes de começar a falar, chame, olhe ou toque a criança e garanta que ela está olhando para você;

* fale mais alto, sem gritar, olhando para a criança de frente;

* fale pausado, mais articulado;

* repita a ordem várias vezes, garanta que a criança entendeu aquilo que foi solicitado pedindo a ela para repetir;

* use frases mais curtas;

* adicione palavras diferentes à fala da criança, para que ela possa ampliar o vocabulário;

* no início, diminua os barulhos (desligar o rádio ou a tv, fechar as janelas), enquanto se fala com a criança;

* contar histórias, cantar músicas, perguntar sobre as atividades do dia.


Fonte: Pro Fala Fono e Saúde: Neuropediatria/UNIPP: Revista Brasileira de Otorrinolaringologista.


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