O Processamento Auditivo Central (PAC) é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o individuo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
Chamamos de Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC)a dificuldade em lidar com as informações que chegam por meio da audição, o que é diferente de uma surdez. A criança pode ter uma audição normal e ter dificuldade para compreender bem o que é falado.
Características da DPAC
* atenção reduzida;
* não acompanham uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo;
* não compreendem facilmente piadas ou duplo sentido;
* não atendem prontamente quando chamadas ou precisam ser chamadas várias vezes;
* tem dificuldade para falar determinados fonemas ou para discriminar sons da fala;
* se atrapalham ao contar uma história ou dar um recado;
* não relacionam a informação auditiva com a visual;
* histórias de infecções no ouvido, perda auditiva nos primeiros anos de vida;
* dificuldades escolares;
* dificuldades para aprender a ler e a escrever;
* escrevem em " espelho" ou trocam as letras;
* letra "feia";
* não sabem qual é a direita e qual é a esquerda;
* não entendem corretamente o que leem;
* problemas de memória, geralmente memória em sequência;
* muito agitadas ou muito quietas;
* dificuldades de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.
Como saber se a criança tem DPAC?
A DPAC só pode ser detectada por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central. O exame é totalmente indolor e depende da colaboração do paciente. É realizado dentro da cabina acústica com fones de ouvido.
O que Fazer?
As habilidades auditivas que estão alteradas devem ser trabalhadas com um fonoaudiólogo, durante as sessões terapêuticas.
Como Pais e Professores Podem Ajudar?
* antes de começar a falar, chame, olhe ou toque a criança e garanta que ela está olhando para você;
* fale mais alto, sem gritar, olhando para a criança de frente;
* fale pausado, mais articulado;
* repita a ordem várias vezes, garanta que a criança entendeu aquilo que foi solicitado pedindo a ela para repetir;
* use frases mais curtas;
* adicione palavras diferentes à fala da criança, para que ela possa ampliar o vocabulário;
* no início, diminua os barulhos (desligar o rádio ou a tv, fechar as janelas), enquanto se fala com a criança;
* contar histórias, cantar músicas, perguntar sobre as atividades do dia.
Fonte: Pro Fala Fono e Saúde: Neuropediatria/UNIPP: Revista Brasileira de Otorrinolaringologista.
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